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Dicas de saúde

Saúde em foco

Dicas de saúde, bem estar e auto cuidado. Mantenha-se em movimento, cuide de seu corpo, alma e espírito. Mude seus hábitos, mude sua vida!

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Coração Saúdavel

 

Um famoso nutricionista criou uma regrinha simples que serve para manter um coração saudável e todo o corpo de uma maneira geral: COMER A METADE e CAMINHAR O DOBRO. Taí uma dica de saúde que se for posta em prática com FÉ e DETERMINAÇÃO ajuda a perder peso e tratar até certas doenças como o diabetes e hipertensão.

Outra dica importante é NÃO SEGUIR MODISMOS ALIMENTARES, NUTRICIONAIS e DE CONTROLE DE PESO. Sobretudo o consumo de produtos que prometem verdadeiros milagres em pouco tempo. É importante também COMER DE TUDO, obedecendo uma regra simples que é evitar TODO EXCESSO ou TODA REGULARIDADE do que se consome.

Envelhecer com saúde

lembre-se que tudo que você fizer de bom ou de ruim para sua saúde na idade mais jovem vai refletir na sua IDADE MAIS MADURA. Deste modo, nunca é demais lembrar para evitar três coisas que trazem REFLEXOS NEGATIVOS na IDADE MELHOR:  FUMAR, BEBER EM EXCESSO e PARTICIPAR DE FARRAS GASTRONÔMICAS COM MUITA FREQUENCIA. Lembre-se da boa dica: vamos comer de tudo, mas evitando qualquer EXCESSO ou REGULARIDADE.

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Disturbios do sono

Uma verdadeira “aula” de como se dormir bem dada pelo Dr. Oscar Bacelar do site NEURO e SONO da Clínica BACELAR.

Reaprender a dormir é preciso. Higiene do sono, tais como, ir para cama somente com sono, não pensar o dia todo em como será a hora do sono, evitar estimulantes (como café, cigarro, chá preto, refrigerante de cola e chocolate) – cafeína -, evitar consumo de álcool, muito liquido ou refeições copiosas são “dicas clichês”. Não se pode também deixar de realizar exercícios físicos regularmente, preferencialmente pela manhã. Evitar smartphones na cama e jamais discutir a relação na cama. Preparar o quarto. Confortável, escuro, silencioso, limpo e arejado. É claro! Não permanecer na cama se não conseguir dormir. Levantar e ler uma revista em ambiente com pouca luz ou fazer algo relaxante, assim restringe-se o tempo na cama e aumenta-se a eficiência do sono (mesmo se dormir menos tempo a sensação é que a cama ajudou e não atrapalhou, além disso, uma leve privação de sono no início poderá ajudar a pegar no sono mais facilmente nas outras noites). Se tiver algo na cabeça, levante, escreva num papel, transfira a informação para não ficar ruminando aquilo: vou no mercado, vou ao banco, conversar com mamãe… Acaba fazendo da cama uma “agenda de planejamento mental” e fica fazendo um milhão de revisões para ver se não esqueceu alguma coisa. Evitar dormir à tarde. Manter horário mais ou menos igual e uma rotina para dormir. O leitinho morno, chazinho funcionam como RITUAL na promoção de sono. Tomar banho relaxante, preparar-se para dormir, bocejar, alongar, tudo isso ajuda. Sono é uma função biológica, é preciso preparo, assim como atividade sexual, por exemplo. Não pode chegar e: vou dormir agora! Se fizer isso com medicamentos vai gerar dependência (precisar sempre da droga) e tolerância (doses cada vez maiores para dormir). Técnicas de relaxamento como yoga, acupuntura, rezar, contrair e relaxar grandes massas musculares ajudará o indivíduo a relaxar.

10 Dicas de bem estar

 

1 – Evite refrigerantes, sucos prontos e os famosos sucos de pacotinho.

2 – Distribua melhor as refeições ao longo do dia. Tente se alimentar a cada três horas.

3 – Aumente o consumo de líquido ao longo do dia, preferencialmente água.

4 – Prefira alimentos integrais em substituição aos carboidratos refinados.

5 – Não consuma alimentos muito calóricos no jantar, isso pode prejudicar o sono.

6 – Pratique atividades físicas, elas são fundamentais para promover condicionamento, aumentar a longevidade e diminuir o estresse.

7 – Só consuma medicamentos sob orientação médica.

8 – Durma bem. Para um sono mais tranquilo, evite: refeições pesadas à noite, cafeína à tarde e exercícios físicos intensos à noite.

9 – Tenha um hobby ou faça atividades de que goste bastante, saindo da rotina. É uma ótima maneira de esvaziar o estresse e esquecer as conturbações do dia a dia. Estudo recente revelou que pessoas que tem um hobby tem um melhor desempenho no trabalho e administram muito melhor os conflitos cotidianos.

10 – Procure informação e ajuda para parar de fumar ou de consumir álcool em excesso.

 

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